Nutrição para seu Canavial

O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar no mundo. Essa planta versátil pode ter seu produto final convertido para açúcar e/ou etanol e sua biomassa ainda pode ser utilizada para geração de energia elétrica.

A importância da cana-de-açúcar é indiscutível para o cenário nacional. O setor sucroalcooleiro movimenta capital, gera empregos, promove sustentabilidade e disponibiliza recursos indispensáveis para a sociedade.

A tecnologia nesse setor se desenvolve e é aprimorada a cada dia, por meio de plantas geneticamente selecionadas e melhoradas, sistemas de irrigação, maquinário e não menos importante, a tecnologia de nutrição.

Existem diversos nutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento das plantas e com a cana de açúcar não é diferente, já que muitas vezes, essa apresenta o fenômeno da “fome oculta” em relação aos micronutrientes. Nesse caso, as plantas têm a sua produtividade limitada mesmo sem apresentar os sintomas mais marcantes de deficiência nutricional.

Alguns nutrientes que merecem destaque para essa cultura, são: Aminoácidos, Boro, Cobalto, Magnésio, Manganês, Molibdênio, Potássio e Zinco.

A importância dos aminoácidos

Os aminoácidos (AA) são substancias orgânicas que tem como principal função, formar proteínas. Além disso, também são excelentes fontes nutricionais, ativadores do metabolismo e participantes de diversas vias metabólicas, contribuindo inclusive para a geração de energia na forma de ATP.

Algumas moléculas possuem propriedade ótica, isso quer dizer que elas interagem com a luz. Os aminoácidos se enquadram nesse critério, podendo desviar a luz para a direita (D-aminoácidos ou dextrógeros) ou para a esquerda (L-aminoácidos ou levogiros). É de extrema importância que os aminoácidos ofertados a planta sejam L-aminoácidos, pois esses são biologicamente ativos enquanto que os D-aminoácidos não possuem ação biológica e não são assimilados pelas plantas.

A suplementação de aminoácidos por fontes externas a planta incrementa o transporte dos minerais, a preservação/promoção das ações enzimáticas, a formação dos fito-hormônios e o retardamento da senescência (envelhecimento). Além disso fortalece os mecanismos de defesa natural das plantas contra situações adversas.

Ao suplementarmos a planta com aminoácidos potencializamos a ação dos fertilizantes, gerando um aumento produtivo.  Os aminoácidos promovem a tolerância a situações adversas, atuando como anti estressantes (contra estresses hídricos, térmicos, salinos e luminosos) além de melhorar a resposta da planta ao ataque de doenças e pragas. No quesito nutrição, eles aumentam a eficiência na assimilação dos nutrientes.

Importância dos Minerais

Boro (B) – Atua no aumento de perfilhamento, na síntese de fito-hormônios, na permeabilidade das membranas celulares e auxilia juntamente ao Mg nas translocações de açúcares e carboidratos. Além disso o B promove o aumento do ATR, minimiza a obstrução do floema por calose e os efeitos de ataques de pragas e doenças as plantas.

Cobalto (Co) – Age no desenvolvimento das plantas e a produção de colmos e de açúcar.

Magnésio (Mg) – Promove a translocação de carboidratos e açúcares, deslocando-os das folhas para os colmos. Está ligado a produção de clorofila e por sua vez, a geração de energia para desenvolvimento da planta. Auxilia no transporte de nutrientes, contribui para produção de matéria seca e aumento de volume de raízes. Além disso colabora para uma melhor assimilação de N, P e C.

Manganês – É um dos micronutrientes mais requeridos pela cana-de-açúcar e exerce diversas funções como:  Síntese de nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), funcionamento dos cloroplastos, divisão e extensão celular, processo de fotossíntese, processo de respiração e ativação enzimática.

Seu uso correto traz resultados positivos em:  número de internódios, diâmetro médio de colmos, açúcar total recuperável e tonelada de pol, teores foliares de macro e micronutrientes, acúmulo de nutrientes nos colmos e na palhada.

Molibdênio – Age diretamente sobre as enzimas redutase do nitrato e nitrogenase, podendo colaborar para a fixação biológica no solo e assimilação de nitrogênio pela cana-de-açúcar e consequentemente colaborar para o melhor desenvolvimento e produtividade da cultura.

Potássio – Um macronutriente, que o torna necessário em volumes ainda maiores. É vital para a concentração e armazenamento de açúcar e amido, auxilia na fixação de N, regula a utilização de água e diminui a sensibilidade à seca, geada e pragas.

Zinco – É um micronutriente essencial para o crescimento e reprodução de plantas, pois participa de inúmeros processos metabólicos (síntese de proteínas, carboidratos, hormônios, entre outros).

Linha Protemax Cana

Foi pensando em todos esses benefícios e melhorias que podem ser atingidas com os aminoácidos e minerais na cultura da cana de açúcar que a NPA desenvolveu sua linha Protemax Cana.

A linha conta com 3 produtos que devem ser aplicados de acordo com cada fase do cultivo. Cada um deles foi criado priorizando as demandas da cana de açúcar nos diferentes estágios de seu desenvolvimento.

Além disso a NPA fabrica produtos de rápida absorção e alta biodisponibilidade (L-aminoácidos, minerais quelatos e polióis), favorecendo a incorporação dos nutrientes ao metabolismo da planta, gerando maiores benefícios e reduzindo desperdícios financeiros e nutricionais.

Protemax Start - Aplicação em plantio e corte de soqueira.

  • Melhor desenvolvimento de raízes.
  • Aumento de perfilhamento.
  • Otimiza a absorção dos fertilizantes.

Protemax Vegetativo - Aplicação após início das chuvas.

  • Recuperação rápida e maior tolerância diante estresses hídricos e térmicos.
  • Maior desenvolvimento de colmos e aumento de produtividade.

Protemax ATR+ - Aplicação 60 dias antes da colheita.

  • Aumento da concentração de sacarose e produtividade.
  • Menor estresse e maior longevidade.

Agora que você já entende a importância da nutrição para um canavial produtivo, entre em contato conosco e nossa equipe técnica. Vamos ter prazer em atende-lo e otimizar sua lavoura.

 



Deixe seu comentário
Nutrição para seu Canavial