Minerais ajudando no combate as alergias

Atualmente não é incomum encontrarmos pessoas que sofrem de algum tipo de alergia, podendo ser dérmicas, alimentares ou respiratórias.

No inverno, a incidência de crises alérgicas respiratórias é ainda maior. Diversos fatores podem causar e/ou influenciar nas crises alérgicas, como: a poluição, o pólen, a poeira, alguns alimentos e até mesmo o estresse.

Quando conhecemos as intolerâncias do nosso organismo com alguma substância, a melhor alternativa é evitarmos a exposição. Mas isso nem sempre é praticável. Muitas vezes é necessário utilizarmos medicamentos antialérgicos.

A boa notícia é que existem algumas atitudes que podemos tomar para minimizar essas crises.

As alergias são resultado de uma sensibilidade exacerbada do mecanismo de defesa do nosso corpo, que se torna reativo a substâncias que normalmente não apresentam toxicidade em pessoas não alérgicas. O sistema imune age de forma a tentar amenizar os “danos” dessas substâncias invasoras.

O corpo dos alérgicos reconhece que o pólen, ou outras substâncias, são prejudiciais à sua saúde e, para se proteger, tenta remover esse elemento estranho. É aí que surgem os sintomas das alergias, como espirros, tosse, coriza, coceiras e irritações dérmicas.

Um outro mecanismo de defesa do corpo mediante as alergias é com o aumento da liberação de histamina no organismo. Quando produzida em excesso também pode gerar alguns sintomas desagradáveis.

Quando estamos bem nutridos, nossa imunidade fica fortalecida e somos capazes de tolerar com mais conforto as situações que geram um desequilíbrio em nosso organismo.

Para alcançar essa imunidade é necessário a ingestão de quantidades suficientes de nutrientes que modulam as nossas defesas, tais como Ômega 3, Manganês, Magnésio, Selênio, Zinco e as vitaminas dos grupos B, C e D, entre outros.

Um organismo que possui menos micronutrientes está mais sujeito a apresentar problemas de imunidade, pois estes compostos possuem ações anti-inflamatórias, antialérgicas e antioxidantes. Os antioxidantes reforçam a ação do sistema imune e auxiliam na prevenção de diversos problemas de saúde, amenizando também os sintomas das alergias, Vitaminas e minerais fazem parte dessa classe de compostos.

Existem diversos suplementos ricos em antioxidantes que podem ajudar a melhorar seu sistema de defesa. Mas é sempre importante consultar o seu médico para saber qual a suplementação mais indicada para cada pessoa. Nesse texto daremos enfoque a dois minerais que são ótimos para reforçar o seu sistema imunológico e amenizar as crises alérgicas: o Selênio e o Zinco.

O Selênio, embora não seja um mineral muito famoso, é um poderoso antioxidante que auxilia na redução da quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são substâncias produzidas naturalmente durante o metabolismo corporal, mas que, em excesso, podem causar alterações no funcionamento das células e acelerar o processo de envelhecimento.

Alguns hábitos de vida tendem a aumentar a nossa produção de radicais livres, como o fumo, o consumo frequente de álcool, exercícios físicos muito intensos e o estresse exagerado. Nesses casos, aumentar nosso consumo de nutrientes antioxidantes pode auxiliar na prevenção de danos mais graves. 

O Selênio é um mineral pouco conhecido por ter demandas baixas em nosso organismo, mas isso não o faz menos importante. Mesmo em microdoses, o Selênio traz diversos benefícios a saúde, atuando como um “protetor celular”, prevenindo contra doenças tumorais, cardiovasculares e cerebrais.  

Já o Zinco é um mineral amplamente conhecido e importante para a manutenção da saúde. Por participar em mais de 300 reações químicas do corpo, sua deficiência no organismo pode causar diversas alterações, principalmente no Sistema Imune e na produção hormônios.

Além disso, o Zinco ajuda na absorção da vitamina A, auxilia no tratamento da depressão, estimula a função da tireoide e, como também é um mineral antioxidante, atua na prevenção de várias doenças, assim como o selênio.

Grande parte da população mundial apresenta carências nutricionais. Por isso é fundamental que fortifiquemos nosso organismo suplementando nossa alimentação com vitaminas e minerais.

Simplesmente ingerir os minerais não traz a garantia de que estes serão assimilados pelo nosso corpo, isso porque, dependendo de como eles estão dispostos no nosso suplemento, nosso corpo não é capaz de utilizá-lo.

Sempre devemos optar pelas formas mais biodisponíveis dos nutrientes. No caso dos minerais, é sempre aconselhável que utilizemos os quelatados com aminoácidos. Esses minerais utilizam os aminoácidos como uma capa de proteção, que permite sua melhor absorção pelo intestino.

Podemos utilizar quelatos de Magnésio, Cálcio, Zinco, Manganês, Cobre, Cromo e Ferro, por exemplo.

Porém, devido suas características químicas, alguns minerais não podem ser quelatados com aminoácidos para aumentar sua biodisponibilidade, como no caso do Selênio.

A NPA só oferta produtos seguros e eficazes, por isso, temos em nossa linha o Zinco Biometal e o Selenito de Sódio.

Converse com seu médico, melhore sua saúde por meio da nutrição. Use sempre os autênticos minerais quelatos da NPA.



Deixe seu comentário
Minerais ajudando no combate as alergias