CaB Biometal, a combinação de nutrientes que faz florescer
Cálcio e Boro são dois nutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento de diversas culturas brasileiras, em especial nas frutíferas e cafeeiras. Embora o Cálcio seja um macronutriente (exigido em grandes quantidades) e o Boro um micronutriente, o equilíbrio entre estes minerais, popularmente chamados de CaB, é essencial para alcançar a produtividade desejada nos campos.
A produtividade das lavouras é afetada por diversos fatores, dentre eles a nutrição das plantas e o manejo da adubação se destacam. A absorção de nutrientes nos estágios de pré e pós-floração em diversas culturas é aumentada, variando em função das condições ambientais e do estado de desenvolvimento da planta.
O uso de fertilizantes foliares contendo micronutrientes e aminoácidos é uma forma rápida e eficiente de suprir as demandas nutricionais das plantas. A fertilização foliar apresenta a vantagem de conseguir oferecer os minerais adequadamente, em pequenas quantidades e em alguns casos com maior número de aplicações, o que não seria viável via solo.
Entre os nutrientes requeridos pelas plantas, o cálcio e o boro se destacam quando se analisa a floração, pegamento dos frutos e enchimento de grãos e frutos. Em casos de deficiência nutricional desses minerais, tanto as novas brotações como o crescimento de novas raízes são prejudicados. Por se tratarem de minerais pouco móveis na planta, a forma química em que são ofertados e o tipo de aplicação influenciam muito no resultado final obtido.
Cálcio, Boro e Aminoácidos
O cálcio é vital para várias funções das plantas tais como:
- Auxilio no aproveitamento do Nitrogênio;
- Ativação de sistemas enzimáticos, que atuam na regulação de crescimento da planta;
- Essencial para formação da parede celular e para a divisão celular;
- Promoção de maior pegamento das floradas;
- Participante na atividade hormonal das plantas.
O boro atua no ciclo bioquímico das plantas de diversas formas, tais como:
- no transporte de açúcares;
- na síntese da parede celular;
- na integridade da membrana plasmática;
- na absorção de potássio e no transporte do fósforo.
Os aminoácidos também são indispensáveis para os vegetais, pois esses pequenos fragmentos de proteína fornecem nitrogênio às plantas e atuam como bioestimulantes. Agem melhorando o enraizamento e desenvolvimento das plantas, favorecendo a produtividade e tornando-as mais tolerantes aos agentes externos.
A combinação desses três nutrientes agrega muita qualidade a saúde da planta e ao produto final, por isso a NPA desenvolveu o CaB Biometal. O CaB é um fertilizante organomineral que utiliza o cálcio na forma de bisglicinato de cálcio e o boro como boro-poliol. Essas são as duas formas mais absorvíveis dos nutrientes para o vegetal, apresentando altíssima assimilação e estabilidade.
A biodisponibilidade comprovada da linha Biometal nutre a planta com maior eficiência, gerando frutos de maior qualidade e melhores resultados produtivos ao agricultor. Confira os benefícios que se obtem utilizando o CaB Biometal em sua lavoura.
- Favorecimento do crescimento
A combinação nutricional da dupla de elementos e aminoácidos favorece o crescimento das células vegetais por reforçar a parede das células, garantindo melhora na estruturação durante o desenvolvimento. Com essa capacidade de desenvolvimento reforçada, a planta otimiza seu desempenho.
- Elevação do metabolismo
A oferta dos minerais e aminoácidos em níveis adequados gera condições favoráveis para que a planta inicie o processo de fotossíntese de forma veloz, uma vez que todos os “ingredientes” necessários estarão disponíveis. Essa facilitação por meio da adubação torna mais viável acelerar o metabolismo e diminui o tempo necessário da cultura, deixando a floração eficiente.
- Formação das estruturas da floração
No momento de floração, o CaB fortalece a criação de estruturas relacionadas a reprodução das plantas. O desenvolvimento do pólen e do tubo polínico são estimulados, a fecundação é incentivada e esses fatores culminam na formação eficiente de mais frutos e grãos.
Pelo benefício trazido as estruturas celulares, o fruto apresentará maior firmeza, o que lhe confere resistência mecânica e consequentemente maior tempo de prateleira.
- O aumento do peso dos grãos e frutos
Como a florada é altamente favorecida e intensificada, gera-se um aumento no peso dos grãos e dos frutos, esse aumento de qualidade na produção impacta diretamente na lucratividade do produtor, que em suma, obtém maior nível de produtividade e maior qualidade ao produto final.
Todas essas vantagens são obtidas pela combinação do Cálcio quelatado com aminoácidos e do Boro-poliol presentes no CaB Biometal. Uma plantação bem nutrida gera bons frutos, por isso na hora de suplementar sua lavoura, opte sempre pelos autênticos quelatos NPA.
Deixe seu comentário
