O que são minerais quelatos?

 

Minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Casos clínicos envolvendo carência de minerais podem ser tratados com o uso de suplementação.

Minerais quelatados são compostos especialmente desenvolvidos para garantir uma maior absorção do nutriente, enquanto os minerais comuns são dissociados de sua cadeia inorgânica quando entram em contato com o meio ácido do estômago os minerais quelatados não sofrem a ação dos líquidos estomacais.

Sais inorgânicos entram em contato com a mucosa estomacal podendo provocar desconforto gástrico, já os minerais quelatados são protegidos por duas cadeias de aminoácido que não deixam o mineral atingir a mucosa, sendo livres de irritação. Além disso, por possuírem carga iônia, parte dos minerais comuns são atraídos por outras partículas carregadas ionicamente impedindo sua absorção.

Minerais quelatados possuem carga neutra e portanto não são capturados pelos restos alimentares. Após a passagem pelo tubo digestivo os minerais chegam até o jejuno, local onde são absorvidos.

No jejuno, os minerais competem entre si para ligarem-se aos sítios de absorção ocorrendo a perda de vários deles. No caso dos minerais quelatos não há competição com outros minerais, facilitando sua absorção, e após a passagem pelas membranas celulares, processos metabólicos separam o mineral de suas cadeias de aminoácido, permitindo o aproveitamento de ambos pelo sistema.

Na hora de escolher seu suplemento, escolha um que realmente trará benefícios à sua saúde, escolha os autênticos minerais quelatos da NPA.



Deixe seu comentário
O que são minerais quelatos?